domingo, 18 de abril de 2010

Momentos da Tertúlia do Associativismo Cidadão em Coimbra




17-4-2010

Como é que as Associações de um território se vão autogerir, confrontar o poder local e promover um orçamento participativo. Pode formalizar-se numa plataforma, pode criar-se uma reunião mensal, rotativamente orientada pelas Associações, em que se partilhem preocupações, soluções, desafios, oportunidades e recursos. Esta é uma questão política: como é que nós, cidade, nos organizamos?


Esta é uma questão que dá poder às Associações...

A questão da sustentabilidade tem a ver com a proposta de uma Lei do Financiamento Associativo, mas também com o Orçamento Participativo... mas també com a partilha de recursos.

A questão da visibilidade do Associativismo,

da Democracia participativa, tem a ver com a conquista de espaço na comunicação social...


Mas estes dois pontos só serão viabilizados com um movimento associativo forte, e este consegue-se pela cooperação entre as associações; algo que venha a formalizar a aliança associativa.

Próxima reunião/tertúlia do Grupo de Coimbra: 5 de Junho



3 comentários:

  1. ,,,e não apresentam o Programa, Folheto e Ficha de Inscrição...????
    ,,,,as preocupações da Tertúlia são pertinentes...!
    zc .
    bicada4 .

    ResponderEliminar
  2. Bom, coloquei o Texto do Programa provisório.
    Naturalmente , é um texto de partida, pois as tertúlias vão sendo construídas pelas Associações que se forem propondo.
    Quanto ao folheto e à inscrições, ainda foram para revisão.
    As suas "bicadinhas" são um estímulo para não nos deixarem dormir. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Um deficit de Democracia Participativa: emigrantes não têm direito a participar na política, a possibilidade desta participação passa pela alteração constitucional, um ponto que deve constar na agenda do movimento.

    A questão do financiamento: podemos reivindicar financiamento podemos lutar para que o Associativismo seja reconhecido como promotor de Democracia e em prole de uma Lei do Financiamento do Associativismo que reconheça este papel das associações. Se for um grupo forte de Associações, podia conseguir fazer aprovar uma Lei do Financiamento Associativo. Aliás todas as reivindicações devem ser apresentadas no sentido de que sejam consagradas na Lei

    Uma questão: é necessário ter Voz, ter espaço para fazer ouvir a VOZ esse também pode ser um dos nossos objectivos, fazer-nos reconhecer. Esta questão passa pela criação de um Canal televisivo, (Canal Associativismo). Ou numa primeira fase obter algumas horas diárias nos canais públicos.

    Um associativismo forte pode fiscalizar, denunciar os deficits democráticos... pode criar um mecanismo de denúncia quando o governo ou poder local se desvia das programas eleitorais. Esta questão passa pela criação de «comissão local da vigilância» que acompanhe os programas eleitorais e exige que sejam compridos e no mesmo tempo vigia o dinheiro público.
    Cheikh SOLIM

    ResponderEliminar