Nota síntese
No âmbito de um conjunto de reuniões e contactos que se sucedem pelo país, realizou-se esta reunião regional, de modo a debater algumas questões em torno do movimento associativo e processos de participação democrática que potencialmente estarão presentes em acções de desenvolvimento, de animação e produção cultural.
Neste contexto, o congresso que progressivamente se estrutura para o mês de Novembro,em Lisboa, poderá ser uma oportunidade para uma intervenção directa das associações, de partilha de sucessos e dificuldades.
De igual forma, esta reunião abordou as potencialidades de uma indução progressiva da reflexão em torno de novas formas de relação do poder, com o poder e de exercício do poder,centradas em questões como a cidadania e a promoção da participação crítica com base na diversidade. Neste sentido, foram afloradas necessidade de se pensar o actual modelo de desenvolvimento e, em consequência, de se equacionar a hipótese de construção de alternativas. A dependência excessiva de apoios e subsídios pode ser um constrangimento à acção.
Tornou-se interessante verificar como o trabalho desenvolvido por cada associação presente,nomeadamente na possibilidade de ultrapassar de dificuldades, pode apontar pistas para aconstrução de sustentabilidade do movimento associativo. A construção de um movimento cada vez mais alargado, com a realização do congresso em Lisboa, poderá contribuir para encontrar novos significados e sentidos, no contexto de intervenção de cada associação presente.Os grupos e associações presentes revelaram interesse no congresso e equacionam a possibilidade de uma nova reunião em finais de Outubro. Até lá contactarão novas associações.
Foi distribuída alguma documentação já disponível e sugerida a consulta ao sítio da internet do congresso para actualização permanente. Esta síntese será enviada para ser partilhada por todos.
30 de Setembro de 2010
Amândio Valente
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Congresso do movimento associativo e da democracia participativa - Reunião Regional de Portalegre
Escola Superior de
Educação de Portalegre
Presenças:
Associação de Desenvolvimento Tégua;
Sociedade Musical Euterpe;
Grupo Folclórico e Cultural da Boavista;
“O Semeador” – Grupo de Cantares de Portalegre;
Instituto das Comunidades Educativas;
Escola Superior de Educação de Portalegre
Moderador e animador: Rui D’Espiney
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Seria interessante conhecer os critérios e os modos de convocação das associações, cidadãs e cidadãos para esta reunião.
ResponderEliminarMiguel Teotónio Pereira, Marvão