









fotos Léa López | d'Orfeu 2010
A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, (...) visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa - artigo 2º da Constituição da República Portuguesa.
Breve notícia:
Realizou-se em Coimbra, na Escola Superior Agrária, a reunião das associações promotoras do movimento do Associativismo Cidadão.
Tendo presente que faltam menos de nove meses para a realização do Congresso do Associativismo, previsto para 13 e 14 de NOVEMBRO (Sábado e Domingo) em Tondela, a reunião teve como principal objectivo a organização de grupos de trabalho que viabilizem a realização do mesmo
IDEIAS CHAVE :
O congresso pretende ser um momento organizador no percurso deste Movimento do Associativismo Cidadão
O objectivo central é conseguir que a democracia participativa seja reafirmado como um dos pilares da democracia plena no nosso pais
Portanto, o objectivo geral do congresso, é
PROMOVER A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA COMO SUSTENTÁCULO DA DEMOCRACIA PLENA/ Dignificação, reconhecimento do papel da democracia participativa)
Sendo que as associações são formas de organizadas de democracia participativa,
este processo aponta para a definição de alguns eixos de preocupação:
1 - papel do associativismo na produção e promoção de democracia participativa
2 - definição de espaços e sujeitos de cidadania
3 - sustentabilidade da democracia participativa, assumindo a forma de sustentabilidade do associativismo
4 - Relação entre democracia participativa X democracia representativa
(há que requalificar a democracia participativa para que a a democracia participativa se possa afirmar e sustentar)
5 – Papel do associativismo na coesão social - a democracia participativa tem associada a si a ideia de coesão social?
O congresso alternará espaços de pensamento em pequenos grupos/tertúlias, construção de preocupações /reivindicações- e espaço de síntese /devolução
Não se trata de um congresso científico, nem de uma festa/mostra das associações O Congresso é político, transpartidário, PELA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA. pretende-se afirmar o centralidade de um tema que até aqui tem sido periférico. A diversidade deve ter maneira de se exprimir no espaço do congresso. Pertinência e importância de privilegiar diversidade... diversidade de sujeitos e preocupações.
As associações ou grupos de trabalho poderão organizar tertúlias (exemplos de temas: relação do AMBIENTE com a construção da democracia participativa?: papel da juventude na construção da democracia participativa? Papel dos grupos sociais minoritários na construção da Democracia participativa?)
FOI CONSTITUÍDA UMA EQUIPA DE LOGÍSTICA e ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA O CONGRESSO: (Miguel, Carmo, Minhoto e Vieira:)
FOI CONSTITUÍDO UM PENSATÓRIO para organizar /sintetizar o pensamento que for sendo construído nos encontros regionais: (Rui, Fernando Ilídio, Sarmento, João silva, e Cardoso Ferreira a confirmar)
FOI CONSTITUÍDA UMA EQUIPA PARA DIVULGAÇÂO/ WEB: zé João, kriscer, Paula, Zé Tovar, Vítor, Lígia, a confirmar.
FOI IDENTIFICADA uma lista de associações que poderiam ser incluídas no grupo promotor do movimento/ donde sairá a comissão promotora com responsabilidade nas entrevistas, pontos de situação, acompanhamento dos grupos de trabalho
PRÓXIMA REUNIÃO (estrutura e orçamento):
20 de Março 2010 /Escola Agrária de Coimbra
Zé Tovar